4 passos para eliminar piolhos e lêndeas naturalmente

Como eliminar os piolhos e lêndeas definitivamente. Os passos consistem em lavar a cabeça com uma mistura de vinagre e água morna, aplicar uma mistura de óleos essenciais e no dia seguinte passar um pente fino eletrônico.

Para complementar o tratamento caseiro, também é recomendado lavar todas as roupas da pessoa com piolhos, assim como os lençóis da cama, ursos de pelúcia, escova e acessórios de cabelo, em água com temperatura superior a 60º, por cerca de 30 minutos, para eliminar os ovos e qualquer piolho ou lêndea que esteja escondido nessas superfícies.

Os 3 passos a seguir para acabar com piolhos e lêndeas, são:

 Lavar a cabeça com vinagre

O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O produto possui propriedades que matam e eliminam piolhos e lêndeas.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta receita em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

Pente fino comum ou eletrônico

O terceiro passo é passar um pente fino comum em todo cabelo, separando mexa por mexa, de forma a certificar-se de de que todo cabelo é penteado dessa forma. Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e detecção dos piolhos.

Esse pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. Ele emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos.

Lavar as roupas a alta temperatura

O piolho transmite-se através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar uma nova infestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, ou selados num saco de plástico durante 15 dias, para asfixiar os piolhos.

A maioria dos tratamentos também mata as lêndeas, porém não as remove. As lêndeas mortas não têm que ser removidas, mas os medicamentos nem sempre matam todas elas.

Como nem sempre é possível distinguir entre lêndeas vivas e mortas, os médicos recomendam que elas sejam removidas. Além disso, uma pequena porcentagem de crianças com lêndeas em seus couros cabeludos ainda tem piolhos vivos.

A extração requer um pente de dentes finos, que é frequentemente fornecido com os produtos para remoção de piolhos, e uma procura minuciosa (daí o termo “catar lêndeas”).