O pudim é uma sobremesa clássico

O pudim é uma sobremesa clássica e gostosa. O preparo da “massa” é tão prático que pode ser feito até com o uso do liquidificador. A cobertura de caramelo é o ponto alto do doce, que o deixa com aquele saborzinho inconfundível.

Pudins de leite condensado

Pudim caseiro de leite condensado

Os pudins, nascidos nos navios da Marinha Real nos séculos XVIII e XIX, com a mistura de farinha e gordura, evoluíram com o passar do tempo, até chegarem à receita popularmente conhecida hoje.

Segundo tipo

O tipo mais novo de pudim pode ser tanto um prato de sobremesa como pode ser consumido sem ser um acompanhamento.

O preparo habitual faz com que o açúcar e outros ingredientes sejam solidificados por meio de algum agente estrutural gelificante como amido de milhogelatinaovostapioca e outras féculas.

A esse tipo pertencem o manjar e o manjar branco. Eles estão disponíveis em apresentações que exigem algum cozimento ou prontos para consumo. Alimentos relacionados incluem sobremesas de gelatina tais como Jell-O e as geleias de mocotó.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • Uma lata de leite condensado
  • Uma lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado)
  • 3 ovos

Modo de Preparo

  1. Numa fôrma para pudim (de 20 centímetros de diâmetro) coloque 6 colheres de sopa de açúcar e leve ao fogo médio até virar uma calda caramelada (por mais ou menos 3 minutos). Retire do fogo e vá virando a fôrma, de modo que a calda forre todo o fundo e lateral da mesma. Reserve.
  2. Num liquidificador coloque uma lata de leite condensado, uma lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado) e 3 ovos e bata bem (por mais ou menos 1 minuto). Desligue o liquidificador e deixe a mistura descansar por 15 minutos (com esta espera a espuma fica sobre a superfície, o pudim fica sem furinhos, mas macio).
  3. Com a ajuda de uma colher segure a espuma que está na superfície e despeje o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na fôrma caramelada (reservada acima) e leve ao forno médio, em banho-maria, a 180 graus por uma hora e meia. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por mais ou menos duas horas. Desenforme e sirva em seguida.

Leia também: Como fazer brigadeiro gourmet